Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Top 10 Longas de Animação - Categoria Animes

10) APPLESEED (2004 / Shinji Aramake / 104 min.): 

[Esse é um baita filmão que quando comecei a assistir achei que não era grande coisa, mas acabei me surpreendendo muito com o desenrolar da trama e os efeitos de animação. Realmente muito bom. Confira abaixo a sinopse].

Appleseed se passa num mundo que acabou de sofrer uma guerra não-nuclear, porém esta guerra foi tão longa, que ainda existem soldados pelo mundo que não sabem do fim dela. Um desses soldados é Deunan Knute.

No inicio do filme, ela está se defendendo de outros soldados quando um terceiro grupo entra e a captura. Esse grupo pertence a cidade, chamada Olympus que sobreviveu a guerra. A cidade é controlada por um super-computador, Gaia, regido por sete anciões, The Seven Wisest Men. Metade da população da cidade é Bioroid, um tipo de clone, criados para que a sociedade fique mais estável. Nesta cidade, a protagonista reencontra um ex-amante chamado Briareos. Antes soldado, ele agora é um cyborg e por isso Deunan desconfia que ele não é mais a mesma pessoa que ela conhecia.

De acordo que a trama vai se evoluindo, a protagonista e envolvida numa trama entre Bioroids e humanos extremistas, Briareos entre eles, que querem derrubar o governo.




9) APPLESEED EX MACHINA (2007 / John Woo e Shinji Aramaki  / 105 min.) : 

[Continuação da saga Applessed, obviamente. Nessa história entretanto, a coisa muda um pouco de figura com a adição de um terceiro elemento no filme. O objetivo final entretanto é parecido com o primeiro, mas também vale a pena assistir., visto que os efeitos são melhores que o primeiro, que já era legal. Destaque para a cena de tiroteio na igreja no começo do filme.]

Os soldados das Forças Especiais E.S.W.A.T, Deunan, Briareos e Tereus, lutam para presercar a paz na cidade-nação de Olympus, até que um ataque sorrateiro dos Zealots transforma a cidade em uma perigosa zona de guerra. Com revolucionária tecnologia de computação gráfica, espetaculares cenas de ação e um rico roteiro, esta fantástica aventura lança três heróis ímpares contra uma conspiração que visa escravizar a humanidade.




8) PONYO (2008 / Hayao Miyazaki / 101 min.):

[Esse é o último filme do consagrado diretor Miyazaki, que fez uma série de grandes filmes e só está em 8º lugar porque, apesar de excelente, para o meu gosto é um filme um pouco infantil demais (e também porque ele arrebatou outras vagas nesse post). Apesar desse detalhe que mencionei vale a pena assistir, pois estão presentes as características e a marca do diretor, que sempre manda muito bem em todos os seus trabalhos.]

Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.




7) METRÓPOLIS (2001 / Osamu Tezuka / 108 min.):

[Imagine o que dá a união entre 3 baita profissionais reconhecidos, como Osamu Tezuka, Katsuhiro Otomo e Rintaro. Só pode dar coisa boa, como é o caso desse filme. Com uma técnica de animação muito peculiar, efeitos, roteiro e sonorização excelentes, te deixa imerso no enredo do início ao fim.]

Metrópolis é uma grande cidade do futuro, onde convivem homens e robôs. A civilização atingiu um outro estágio e as sociedades estão absolutamente segmentadas. É neste cenário que o detetive Syunsaku Ban e seu parceiro Kenichi procuram pelo cientista rebelde Dr. Laughton. Ao chegar ao seu laboratório, ele é destruído por um incêndio. No local, encontram uma garota chamada Tima, sem saber que ela é um novo modelo de andróide criado para acabar com o conflito entre homens e máquinas.




6) PAPRIKA (2006 / Satoshi Kon / 86 min.):

[Cara, esse filme é muito "lôco". Quando assisti a primeira vez não "pesquei" alguns detalhes e fiquei boiando em alguns trechos até conseguir entender melhor o que se passava. Acredite, assista que eu te garanto que você ficará surpreso com o que ocorre e ficará se perguntando onde é ilusão e quando é realidade.]

Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.




5) COWBOY BEBOP: O FILME (2001 / Shinichirô Watanabe / 110 min.):

[Esse filme eu ganhei de presente a alguns anos e quem me deu acertou em cheio que eu iria gostar. Um puta filme com uma trama legal, com ação nos momentos certos e um esquema investigativo bem sacado, com doses de humor e a impagável malandragem do personagem principal. Mais do que recomendado!]

Marte, ano 2071, pouco antes do dia de Halloween. Um grupo de vilões faz explodir um caminhão cheio de produtos quimicos numa das ruas mais importantes da cidade, libertando um vírus letal que acaba com a vida de centenas de pessoas. As autoridades temendo um novo ataque ainda mais destrutivo, prometem uma recompensa milionária a quem capturar os responsáveis. Na nave "Bebop", Spike e a sua tripulação de caçadores de prémios estão aborrecidos e sem dinheiro. Mas... a notícia da recompensa muda tudo, fazendo-os enfrentar o seu inimigo mais mortífero.




4) MONONOKE HIME [PRINCESA MONONOKE] (1997 / Hayao Miyazaki / 134 min.):

[Esse é o primeiro dos 3 filmes do Miyazaki que eu acho mais destruidores. O cara conseguiu fazer um filme de animação com mais de 2 horas em que voce fica grudado na poltrona querendo saber o que vai acontecer e fica naquela de não ter certeza se o final vai ser feliz ou não. Uma história que mexe muito com certos fatores psicológicos e que tem muuuuuuita coisa "subentendida" ali.]

Mononoke Hime conta a lenda sobre a luta entre as forças da natureza, formada por deuses-animais e as forças invasoras da civilização.
O anime passa-se no Japão, durante a Era Muromachi (1333-1568). Um jovem rapaz chamado Ashitaka é amaldiçoado enquanto salva a sua aldeia de um javali selvagem que tinha sido possuído por uma entidade maligna. Sendo o sucessor do atual chefe da aldeia, Ashitaka não pode morrer, por isso vai em busca da cura de sua maldição, algo que também lhe trouxe uma força descomunal à seu braço direito. 

Durante o caminho, descobre uma aldeia em que se produzem metais e cujos habitantes, liderados por Lady Eboshi, querem dominar a Terra. Estão assim em guerra com uma deusa-loba da floresta, Moro, que com ela traz San, uma jovem criada por lobos, que também jurou vingança contra a aldeia de Eboshi e contra todos os humanos associados devido à sua falta de respeito à floresta.

Ashitaka também descobre que Eboshi quer destruir o Shishigami (a força central e o guardião da floresta que tem o poder de curar) para ter a terra para si. E, para ajudar a floresta, mais um deus animal chega e tudo se torna em guerra entre os deuses da natureza e a raça humana. Ashitaka tenta desvendar os mistérios de San, a Princesa Mononoke, e tentar arranjar a cura para a maldição que está matando-o lentamente.




3) O CASTELO ANIMADO [HOWL'S MOVING CASTLE] (2004 / Hayao Miyazaki / 119 min.):

[O que mais falar de Miyazaki? Esse cara é foda. E mostrou novamente isso nesta adaptação do livro de Diana Wynne Jones. Um puta trabalho que merece ser assistido mais de uma vez. Tanto que tenho ele aqui na minha "dvdteca". Corra pra sua locadora. Já!]

Graças a uma maldição, a jovem Sophie transforma-se numa velha senhora. Incapaz de continuar trabalhando na loja de chapéus de sua mãe, ela passa a morar no castelo do notável bruxo Howl e faz amizade com o demônio de fogo Calcifer, que está ligado a Howl por meio de um contrato. Calcifer e Sophie, então, prometem ajudar-se mutuamente – ele quebrará a maldição, e ela o ajudará a fugir do castelo. Entretanto, Howl percebe que Sophie está amaldiçoada e apaixona-se por ela. Adaptação do livro da escritora Diana Wynne Jones.




2) A VIAGEM DE CHIHIRO (2001 / Miyazaki / 125 min.):

[Adivinha? Miyazaki de novo! Arrebatando 4 posições do ranking, deixei pra falar mais dele justamente na sua última menção na lista. Esse filme foi o segundo que eu assisti dele e creio que dentre todos ele está junto com o Castelo Animado quando o assunto é mexer com as emoções. Esse cara tem o dom de fazer a gente se emocionar mesmo, lidando com o lado mais oculto da psique das pessoas. É cara, muito foda isso. Eu sou considerado um cara frio por muita gente e confesso que me emocionei mesmo  em algumas partes desses filmes. Pra fechar: esse foi o filme com o qual Miyazaki lavou a égua, tendo ganho o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2002 além do Oscar de Melhor Animação em 2003. Portanto, se voce nao viu, assista! E se já viu, assita de novo! hehehe]

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que ele leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que a própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade. Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.




1) AKIRA (1988 / Katsuhiro Otomo / 124 min.):

[Olha, fico até sem palavras ao tentar falar sobre esse filme. Lembro-me perfeitamente do dia em que eu assisti pela primeira vez. Eu era moleque e lembro que estavam fazendo testes de transmissão de um determinado canal em UHF, onde depois seria transmitido a MTV, e num desses testes eles passaram esse filme. Fiquei absolutamente abobalhado com os efeitos e a pira que é esse filme.  Era um filme violento, com garotos em gangues e motos ultra modernas, em um "desenho animado". Aquilo realmente me deu uma nova perspectiva em relação a arte da animação. Logicamente, por ser moleque não entendi muito bem o final e o porque da busca pelo tal "Akira". Anos depois, assisti novamente em VHS e entendi melhor a coisa. Recentemente pude assistir de novo e com qualidade de DVD, ao adquirir a versão pra colecionador que lançaram no Brasil e que contém uma curiosidade esquisita: no box, que é uma lata, vem a versão 4:3 e a versão widescreen do filme. As legendas são diferentes nos dois, sendo a mais decente (e que é a mesma do VHS) está presente na versão wide. Se alguém souber o porque disso, me explique! Bom, para fechar, na minha opinião esse é o top dos filmes de animação estilo anime. A técnica de animação - toda feita a mão -, a trilha sonora , o enredo e até mesmo a ousadia de se fazer um trabalho desse na época em que foi feito me faz colocá-lo nessa posição. E sendo repetitivo: Assista! Assista! Re-Assista!]

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda (Mitsuo Iwata) e Tetsuo (Nozomu Sasaki) são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi (Tatsuhiko Nakamura), uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde é mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e, antes de receber a ajuda dos amigos, é levado por integrantes do exército liderados pelo coronel Shikishima (Tarô Ishida). A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei (Mami Koyama), uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas pelo exército.


3 comentários:

  1. Pode me culpar por Paprika (lembro que levei para você assistir) e por Cowboy Bebop (que foi presente meu.
    Ambos os filmes me marcaram muito... Mas na minha lista fatalmente entrariam dois filmes franceses, dirigidos por Sylvain Chomet: Les Triplettes de Belleville e L'Illusioniste... Parecem bobos a primeira vista, mas arrebatam e marcam a cada vez que os assiste...

    ResponderExcluir
  2. @Anderson: Ahhh, tu postou um comentário só pq eu falei que ganhei o filme né! Só assim mesmo pro cara comentar... hahahaha XD
    Pois então, os filmes que vc citou realmente são bons, mas não se enquadram na categoria Anime. Quem sabe num próximo top 10 eles aparecem. ;)

    ResponderExcluir
  3. Fala sério po, Akira é ruinzão! xD

    ResponderExcluir