Estes são os excelentes trabalhos apresentados pelo fotógrafo e cineasta norueguês Terje Sorgjerd, que desenvolveu esses dois filmes utilizando a técnica de time-lapse, que consiste em se fotografar ou filmar algo em determinados intervalos de tempo que depois são reproduzidos em uma sequência mostrando a mudança no ambiente de forma acelerada e contínua (um efeito relativamente simples de ser feito e que apresenta resultados muito legais).
Nesse primeiro vídeo Terje passou uma semana na fronteira entre a Noruega e a Rússia, próximo a cidade de Kirkenes, capturando essa que foi uma das maiores auroras boreais dos últimos anos. Para quem não sabe auroras são fenômenos óticos luminescentes possíveis de serem observados nos céus noturnos das regiões polares (sendo a denominação boreal para as ocorridas no hemisfério Norte e austral para as do hemisfério Sul) e que são basicamente restos de partículas de ventos solares que ficam aprisionadas na magnetosfera e que fluem por ela até regiões específicas localizadas nos polos.
A ciência acredita que muito em breve, devido ao sol se tornar mais ativo no decorrer dos próximos anos, seja possível observar auroras boreais cada vez mais perto, chegando a áreas muito próximas ao equador Algo muito bacana realmente, mas se bem me lembro essa maior atividade do sol trará também alguns problemas ao planeta. Enfim, detalhes a parte vamos curtir esse espetáculo da natureza.
** Dica: assista os vídeos em HD e em tela cheia **
Nesse segundo vídeo Terje visita a maior montanha da Espanha (chamada El Teide) com o objetivo de registrar a Via Láctea nesse belo cenário e dentro do seu planejamento alguns imprevistos acontecem, como uma tempestade de areia no deserto do Sahara que no fim acaba dando um efeito muito interessante a filmagem (em 0:32). Outro excelente trabalho, para fechar com chave de ouro:
Fonte