Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aurora Boreal Russa e Montanha Espanhola

Estes são os excelentes trabalhos apresentados pelo fotógrafo e cineasta norueguês Terje Sorgjerd, que desenvolveu esses dois filmes utilizando a técnica de time-lapse, que consiste em se fotografar ou filmar algo em determinados intervalos de tempo que depois são reproduzidos em uma sequência mostrando a mudança no ambiente de forma acelerada e contínua (um efeito relativamente simples de ser feito e que apresenta resultados muito legais).

Nesse primeiro vídeo Terje passou uma semana na fronteira entre a Noruega e a Rússia, próximo a cidade de Kirkenes, capturando essa que foi uma das maiores auroras boreais dos últimos anos. Para quem não sabe auroras são fenômenos óticos luminescentes possíveis de serem observados nos céus noturnos das regiões polares (sendo a denominação boreal para as ocorridas no hemisfério Norte e austral para as do hemisfério Sul) e que são basicamente restos de partículas de ventos solares que ficam aprisionadas na magnetosfera e que fluem por ela até regiões específicas localizadas nos polos.

A ciência acredita que muito em breve, devido ao sol se tornar mais ativo no decorrer dos próximos anos, seja possível observar auroras boreais cada vez mais perto, chegando a áreas muito próximas ao equador Algo muito bacana realmente, mas se bem me lembro essa maior atividade do sol trará também alguns problemas ao planeta. Enfim, detalhes a parte vamos curtir esse espetáculo da natureza.

** Dica: assista os vídeos em HD e em tela cheia **


Nesse segundo vídeo Terje visita a maior montanha da Espanha (chamada El Teide) com o objetivo de registrar a Via Láctea nesse belo cenário e dentro do seu planejamento alguns imprevistos acontecem, como uma tempestade de areia no deserto do Sahara que no fim acaba dando um efeito muito interessante a filmagem (em 0:32). Outro excelente trabalho, para fechar com chave de ouro:


Fonte

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tributo - 10 Anos Sem Joey Ramone

Exatamente a 10 anos atrás o mundo da música perdia um de seus ícones. Falecia aos 49 anos de idade em decorrência de um linfoma, em 15 de Abril de 2001, Joey Ramone. Quem era esse cara, vc me pergunta? Ele foi o frontman da banda punk Ramones, responsáveis direta e indiretamente por um montão de bandas boas que foram surgindo ao longo do tempo. Em 1996, devido aos então já conhecidos problemas de saúde de Joey, os Ramones penduraram as chuteiras e ele foi viver a vida de forma mais sossegada, tratando do seu problema mas ainda assim compondo, o que resultou em um trabalho póstumo, o álbum "Don't Worry About Me". 

Relembrando então a carreira de Joey e dos Ramones segue abaixo uma pequena seleção de vídeos como tributo a esses caras que definitivamente marcaram e impactaram o cenário musical do planeta.




















quarta-feira, 13 de abril de 2011

Gatinhas do Mortal Kombat

Já faz algum tempo que o povo vem falando sobre um novo filme inspirado no famoso game Mortal Kombat. Muitos dizem ser somente um boato. Outros juram de pé junto que não, que vai sair sim um novo filme tão bom quanto a nova versão do jogo, que deve estar nas prateleiras ainda este mês (dia 19 nos EUA e 28 aqui no Brasil).

Essa semana um amigo me deu a dica desse vídeo que é bem recente e informa ser uma divulgação da Warner das atrizes que participarão desse suposto filme. Apesar de outros boatos apontarem que a empresa realmente está planejando um filme ou um seriado, eu acho que isso é só mais um vídeo promocional do jogo, visto que no próprio canal do MK no facebook não encontrei nada a respeito, muito menos de alguma "votação" sobre uma possivel escalação de atores (como sugere a fonte do vídeo). Enfim, boatos a parte, o videozinho é bem legal e certamente vale a pena conferir a performance das meninas.



Para quem quiser conferir também o suposto trailer do filme (é bacana!):

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Caçador e Urso

O YouTube está a cada dia inovando com alguma coisa bacana. No vídeo abaixo escolha o que você acha que o caçador deve fazer. Ao clicar em uma das duas opções, abrirá uma página nova do YouTube onde aparecerá um vídeo com o resultado. Lá é que rola a parada bacana: O caçador diz para VOCÊ escolher QUALQUER COISA que ele deva fazer a seguir, digitando a ação em um campo que ele irá criar (de uma forma bem inusitada). Gostei bastante desse esquema e nem imaginava que o YouTube oferecia esse tipo de "serviço".

Algumas sugestões de palavras com resultados legais: fight, kill, date, eat, play, fuck, kiss, trick, farts, cut, drink, cool, smoke, paint, erase, ride, sleep, kick ass, football... e por ai vai!! Muito legal ! =)


terça-feira, 5 de abril de 2011

Diário De Um Licantropo - Parte #001



21/06/2009 - Hoje é o primeiro dia oficial de inverno e sinto as mesmas coisas estranhas. Acordei com as pontas dos dedos dormentes e formigando. Meu médico me falou que não é nada, que isso pode ser somente um sintoma do famoso "transtorno de ansiedade". Sei que realmente estou passando já faz um bom tempo por muito stress no trabalho e na vida pessoal e certamente entendo o ponto de vista dele, mas porque então eu acho isso tão diferente? Bom, seguindo outras recomendações médicas (pois é, agora de uma psiquiatra) estou começando essas anotações diárias para ter um melhor acompanhamento desse mal estar que já está fazendo parte da minha rotina diária. Vamos ver o que acontece.

24/06/2009 - Dia praticamente normal. Cheguei atrasado no trabalho por conta daquela insônia que insiste em me perturbar.

26/06/2009 - Sexta-feira! Hoje é dia de sair e relaxar. E estou me sentindo super bem, como nunca me senti antes. Curiosamente eu acho que isso tem a ver com um sonho meio bizarro que tive essa noite, e que foi mais ou menos assim:

Estávamos conversando eu e mais 3 amigos em um grupo de formato circular. Ao nosso redor, a alguns metros de nós, outros grupos de amigos em comum, também distraídos conversavam. O cenário era pouco usual: uma paisagem montanhosa, com diversos pequenos platôs, e o ambiente todo envolvo por uma neblina, que era mais densa em certos pontos e bem rala em outros, permitindo visualizar e ter noção do terreno ao redor. A cerca de 200 metros existia um curioso muro de pedra, que vinha desde o início da montanha até o seu topo, com suas extremidades se perdendo de vista. Esse muro de pedra era baixo (cerca de 1 metro de altura) porém fixado nele existia uma grade feita de grossas barras de ferro com pontas em lança onde em um determinado ponto as pedras formavam um arco e forneciam uma passagem através de um portão formado pelas mesmas grades rústicas.
Algo muito parecido com o local do sonho (clique na img para um tamanho maior)
Essa percepção do lugar eu tive enquanto escutava a conversa desses amigos, pois ficava olhando ao redor e, em dado momento, vi que não éramos os únicos no lugar e estávamos sendo observados. Percebi que do outro lado do muro a uma boa distância encontrava-se em um outro platô mais elevado (e envolto por mais neblina do que a que nos envolvia) um grupo do que na hora me pareceu serem grandes lobos negros. Fiquei de certa forma aliviado porque o acesso até nós, o portão no meio do arco, encontrava-se fechado. Nisso virei-me de volta para os meus amigos e no exato momento em que eu ia falar sobre nossos observadores escutei um grito. Todos olharam atônitos para minha direita e pude constatar o porque: algumas das criaturas estavam atacando um dos grupos. Olhei rapidamente e vi o portão aberto, dando passagem a outros membros da matilha que seguiam para o ataque. Não houve muito tempo para reações, pois tudo foi muito rápido, com praticamente um ser para cada pessoa ali presente. No ataque ao nosso grupo fui empurrado pra longe por um dos seres no momento em que esse pulou para rasgar o pescoço do amigo que estava ao meu lado. Acabei ficando por último, mas certamente não fui esquecido, e naquela carnificina que ocorria, cruzei meus olhos com o que parecia ser o chefe. Não havia escapatória no seu olhar, coisa que senti em seguida.
O ataque ocorreu da mesma forma comigo, mas curiosamente me defendi e entrei em luta com o bicho, rolando, sendo mordido mas ao mesmo tempo também reagindo da forma que podia. Ficamos um bom tempo nesse embate até que joguei-o para o lado. Ambos ficamos olhando um para o outro, respirando com dificuldade devido ao cansaço, e eu sem saber o que iria acontecer na sequência. Nesse momento ocorreu a surpresa: ele começou a falar comigo e no mesmo instante eu comecei a sentir algo estranho que parecia ser um sentimento de perda.
--- Hoje você não vai com a gente... Não vai ser hoje...
--- Para onde ? Eu quero ir! (eu comecei a me emocionar e a chorar enquanto falava) Eu quero ir com vocês! Eu quero ir!
E esse diálogo ficou sendo repetido por algum tempo, de uma forma meio sem sentido, até que:
--- Mas nós voltaremos... nós voltaremos.... (e eu repetindo as mesmas coisas, sentindo a perda de algo, sentindo como um sentimento de abandono).
Nisso os lobos ou lobisomens (já acreditava nessa possibilidade mesmo no sonho) começaram a desaparecer gradativamente, se misturando a névoa do ambiente e me deixando ali, rodeado por corpos dilacerados e ainda com aquele sentimento e aquelas palavras na cabeça. A partir desse momento e como em um filme tudo ficou escuro...

Ao acordar fiquei muito surpreso, pois estava me sentindo muito bem. Arrisco a dizer que nunca me senti tão bem em toda a minha vida. Havia algo dentro do meu peito que só posso explicar como um grande sentimento de liberdade, algo como se ao mesmo tempo um grande peso tivesse saído das minhas costas, mas não no sentido de algo negativo. Difícil explicar. Só posso dizer que também foi o sonho mais nítido que tive até hoje. Algo realmente cristalino e não escuro ou "borrado" como muitos sonhos geralmente são. Durante o dia fiquei muito pensativo a respeito de possíveis significados e até pensei em algo como "era para eu ter morrido mas por algum motivo não era a minha hora". Mas estranhamente isso não me perturbou, e o pensamento do que realmente pode significar isso acredito que ficará na minha cabeça ainda por muito tempo.

Por: Rodrigo "Razor" Lanzarini.
* Partes desse conto, por incrível que pareça, são baseadas em fatos reais.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Top 10 Music Videos Animados

Já não é de hoje que vários músicos volta e meia resolvem pegar uma de suas músicas e fazer um clip diferente do convencional, recorrendo a técnicas diversas de animação e com isso enriquecendo ainda mais a história a ser contada na respectiva música.

Vasculhando a minha cachola eu comecei a lembrar de vários clips bacanas que já tinha assistido, e resolvi fazer um ranking dos mesmos. Claro que são opiniões minhas quanto a classificação, mas creio que muita gente deve concordar comigo. Enfim, chega de papo e vamos lá. Que venham os vídeos!!!

10º) Peter Gabriel [Sledgehammer]: Começando a lista com uma mescla, entre seres vivos e inanimados nesse clip que quando foi lançado (1987) marcou a carreira de Peter Gabriel. Hoje vendo a que ponto chegou a tecnologia, rio muito ao lembrar da mídia fazendo o maior alarde sobre o clip e suas técnicas inovadoras (mesmo usando uma técnica já não era tão nova na época, o stop motion).



9º) Slipknot [Wait And Bleed]: Ainda na linha de alguns clips que mesclam entre o real e o surreal, temos os bonecos dos integrantes do slip apavorando nesse clip.



8º) Radiohead [Paranoid Android]: Nesse clip os caras mandaram bem na animação, e fica nítida a mão do vocalista Thom Yorke no processo de desenvolvimento, visto que a história é bem, digamos, peculiar ao seu estilo. hehehehe



7º) Green Jelly [Three Little Pigs]: Não seria mais legal se a fabula original dos 3 porquinhos fosse assim? Outro clip bacana com massinha.



6º) The White Stripes [Fell In Love With a Girl]: Muito criativa a idéia dos caras de usar peças de lego num processo de animação (podia falar "usar peças de lego pra fazer a animação", mas não é beeeeem assim que funciona a coisa. Assista e entenda. hehehehe)



5º) The Phibes [Wolf Boy]: Estava um dia procurando umas coisas na net e descobri esse clip. Achei tão bacana que guardei o link dele até hoje pra voces também poderem curti-lo. ;)
Destaque para o tipo da animação, feita com recortes de papel.



4º) Alice In Chains [I Stay Away]: Em 1994 o AIC mandou bem nessa animação em massinha, a qual aliás tem referências diretas ao nome do álbum, na mão do molequinho dentro do ônibus.



3º) Avenged Sevenfold [A Little Piece Of Heaven]: Pra muita gente esta é uma banda nova, mas eles já estão na estrada tem um tempinho e até tiveram recentemente na sua formação o fundador e baterista do Dream Theater, Mike Portnoy, que gravou as bateras do último álbum dos caras, intitulado Nightmare.



2º) Sepultura [Ratamahatta]: Um clip que me surpreendeu quando foi lançado, porque não imaginava a banda lançando um trabalho em animação. Mataram a pau! E viva o Brasil e o Sepultura!



1º) Perl Jam [Do The Evolution]: Esse clip o PJ mandou bem. Em uma época em que o pessoal já não tava botando muita fé na banda, os caras lançaram o álbum Yield e sapecaram no público um dos seus melhores trabalhos, o qual inclusive na época deu o que falar, devido a letra e ao conteúdo forte do clip.